Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Internet: Jornal "The Times" cobrará por acesso online

Do M&M Online

Publicação inglesa anuncia a adoção do modelo de assinaturas e de cobrança diária a partir de 2010
A partir do início de 2010, os internautas que quiserem ler e acessar o conteúdo online do jornal britânico The Times terão de pagar por isso. Em conferência da Society of Editors realizada nessa última terça-feira, 17, em Londres, o editor da publicação, James Harding, afirmou que essa é única solução encontrada pelo título para conservar s sua existência de maneira sustentável.
De acordo com Harding, o The Times deverá adotar um modelo de assinaturas online direcionado tanto para os leitores assíduos quanto para os esporádicos. A ideia é fazer com que, por exemplo, aquele internauta que acessa o conteúdo do jornal britânico de vez em quando, possa pagar uma pequena quantia que lhe dê o direito de navegar por toda a publicação digital por um período de 24 horas.
A decisão do editor do "The Times" dá o pontapé inicial para a reformulação na dostribuição de conteúdo jornalístico que vem sendo defendida por Rupert Murdoch, proprietário do News Corp. há meses. Além do "The Times", o "The Sunday Times" - ambos pertencentes a news International - também cobrará pelo seu conteúdo online.De acordo com o dirigente do títulos, os detalhes da mecânica de cobrança ainda estão sendo definidos, mas estima-se que o preço pelo acesso ao conteúdo online do The Times durante um dia fique em US$ 1,50, o equivalente ao valor da edição impressa.
De acordo com o editor chefe do jornal, a tentativa de resgatar as receitas e implementar um modo operacional viável tem o objetivo de tentar "salvar" a mídia impressa e impedir que ela trilhe o mesmo caminho da indústria musical que, segundo ele, foi aniquilada pela "cultura do gratuito".

Nenhum comentário: