Caros leitores e leitoras.

domingo, 15 de novembro de 2009

França: jornalistas denunciam situação precária da profissão

Os três sindicatos nacionais de jornalistas da França (SNJ, SNJ-CGT e CFDT) lançaram uma carta aberta, destinada ao presidente Nicolas Sarkozy ,denunciando a situação de precariedade que, segundo eles, atinge a categoria.
As três entidades reclamam das demissões coletivas, precarisação das relações do trabalho, inexistência de proteção legal às fontes e do fim da publicidade nos canais públicos de rádio e televisão. Segundo eles, a situação é "extremamente preocupante".
Neste ano, os postos de trabalho dos jornalistas se reduziram em 6%. Num universo de 38 mil profissionais, 2,3 mil foram demitidos. Neste cálculo não estão incluídas as demissões já previstas de 206 profissionais na Radio France Internationale, 32 fotógrafos na agência Gamma e de 900 outros na holding France Télévisions, que reúne os canais France 2, France 3, France 4 e France O

As entidades denunciam, ainda, que existe uma confusão crescente entre a comunicação e a informação.(Para os franceses, informação é sinônimo de jornalismo e comunicação é o restante: entretenimento, relações públicas, propaganda e publicidade, dentre outros). Temem ainda, que uma reforma da Agência France Presse em análise no parlamento francês, para os sindicatos, se aprovada a nova lei, a France Presse perderá sua independência jornalística e ficará mais sujeita às deliberações do governo.


Mais detalhes, em francês, sobre este tema, leia a reportagem publicada no Le Monde

Nenhum comentário: