Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brasília elege 23 delegados à Conferência Nacional de Comunicação

Do SJP-DF

Terminou domingo, 22/11, a I Conferência de Comunicação do Distrito Federal (Confecom-DF), convocada pelo Governo do Distrito Federal. Realizada segundo as normas estabelecidas pela Comissão Organizadora Nacional, a Confecom-DF elegeu 23 delegados à Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), que ocorrerá em Brasília nos dias 14, 16 e 17 de dezembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
Desses 23 delegados, 10 são do segmento empresarial de comunicação, 10 da sociedade civil não-empresarial e 3 do poder público. Os escolhidos estão encarregados de defender na Confecom as propostas apresentadas pelos cerca de 300 participantes da Confecom-DF.

A conferência contou com um número bastante representativo da sociedade brasiliense. Além dos empresários ligados à Telebrasil, entidade que congrega as empresas de telefonia fixa e celular, e à ABRA (Associação Brasileira dos Radiodifusores), compareceram militantes de entidades do movimento negro, dos homossexuais, dos sindicatos, dos estudantes e associações de moradores.

Leia o restante desta nota clicando aqui

2 comentários:

Mônica Prado disse...

Ola, Chico. Gostaria de ler um post seu com uma análise crítica sobre o que poderá ser a Confecom. Quero estar presente, mas ainda não sei como me inscrever.

Chico Sant'Anna disse...

Mônica, a Confecom, assim como foi no passado com a Conferência Nacional de Saúde que sugeriu a criação do SUS, deve trazer a tona uma proposta de um novo marco legal para a comunicação. Nosso Código Nacional de Comunicação foi elaborado ainda no governo João Gourlart. A tecnologia avançou, mas problemas como o monopólio dos meios de comunicação, definição dos sistemas público, privado e estatal, propriedade cruzada, regionalização da produção, espaço para a veiculação de conteúdos nacionais, etc, ainda não foram solucionados. Novos temas surgiram com a globalização. As cias. telefônicas podem operar como empresas de distribuição de TVs pagas? Poderão produzir conteúdos? Os operadores de sítios jornalísticos na Internet deverão seguir às normas que exigem capital nacional?
As perguntas são muitas e espera-se que as respostas surjam da Conferência, que não tem poder de fazer leis.
Dela deve surgir um documento a ser enviado ao Congresso Nacional.
Para participar da Conferência Nacional vc precisa participar da Conferência Regional e se eleita delegada .