Caros leitores e leitoras.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Crise: EUA pode lançar "proer da mídia" para salvar imprensa

Por Dean Graber, do Blog de Notícias, Jornalismo nas Américas, em 27/10/2009

Acaba de ser publicado um informe que faz um chamado à tomada de medidas radicais para preservar o futuro do jornalismo nos Estados Unidos. O documento está disponível em inglês aqui (arquivo PDF).
Em a “Reconstrução do Jornalismo nos Estados Unidos", encomendado pela Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, Len Downie Jr., ex-editor-executivo do Washington Post, e Michael Schudson, um professor de Columbia, recomendam seis ações específicas para serem executadas pelo governo, universidades e entidades filantrópicas.
Os autores sugerem que o Congresso ou Serviço de Impostos Internos (IRS, por sus siglas em inglês) permita que organizações jornalísticas funcionem como entidades sem fins de lucro ou que tenham lucro limitado. Um “fundo nacional para notícias locais” deveria ser criado com os recursos que o governo recolhe —ou poderia arrecadar— dos usuários de serviços de telecomunicações, estações de rádio e televisão, ou provedores de internet.
O informe pede ainda que as emissoras de rádio e TV públicas sejam “reorientadas substancialmente” para as notícias locais e insiste na necessidade de apoio filantrópico ao jornalismo sobre assuntos públicos e denúncias.
“Além de formar jornalistas, as universidades públicas e privadas deveriam operar suas próprias organizações de notícias e hospedar plataformas para outras organizações jornalísticas sem fins lucrativos”, recomendaram os autores.
Diante das várias respostas suscitadas, o informe tem sido qualificado como “mais um exemplo do que está errado no debate sobre o futuro do jornalismo” e elogiado por “atraver-se a dar boas-vindas a uma nova forma de jornalismo, assim como a uma nova forma de financiá-lo”.
Other Related Headlines: » Recuperação do jornalismo pode deixar para trás os jornais (ABC)

Nenhum comentário: