Caros leitores e leitoras.

sábado, 10 de outubro de 2009

Canadá: Maior conglomerado de mídia declara falência

Por Ian Tennant, do Blog de Notícias Jornalismo nas Américas

O grupo Canwest Global Communications Corp., proprietário da Global TV e de 11 diários, assinou um pedido de concordada depois de lutar por um ano para pagar os juros de dívidas que somam mais de 3,7 bilhões de dólares, informa o jornal The Globe and Mail. (Veja matéria da EFE, em espanhol, sobre o assunto)
A declaração da quebra afeta a Global TV, o National Post-- o jornal mais importante do grupo-- e alguns canais de TV especializados, mas não tem impacto nos outros 10 jornais da companhia nem nos négocios relacionados à internet, acrescenta a AFP.
Todos os meios de comunicação de propriedade da Canwest --que empregam no total cerca de 1.700 funcionários-- continuarão operando durante a reestruturação da companhia, explicou o seu diretor executivo, Leonard Asper.
Os problemas financeiros da Canwest começaram no ano 2000, depois da aquisição de vários jornais por todo o país. A compra foi classificada na epoca como o "maior negócio de convergência" da história do Canadá, noticia a Canadian Press.

Nenhum comentário: