Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

TV Digital - América Latina pode ter modelo comum

Da Oficina da Net, em 17/09/2009

A criação de um modelo de TV Digital comum na América Latina ganhou outro forte impulso nesta segunda-feira, 14 de setembro. Além do anúncio do Chile de adesão ao ISDB-T (Integrated Services Digital Broadcasting Terrestrial) – como é chamado o padrão de TV Digital aberta nipo-brasileiro –, o ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo, assinou o acordo de cooperação técnica com o Brasil.
"Estamos caminhando para um grande sistema sul-americano de televisão digital, com a adesão do Peru, Argentina e Chile", disse Hélio Costa, ministro das Comunicações. Ele revelou que a expectativa é que, em outubro, Venezuela também faça o anúncio formal de sua decisão pelo sistema. "Isso vai facilitar todo o intercâmbio dos países do cone sul. Não apenas o intercâmbio comercial, mas também cultural, artístico e tecnológico", comentou.
A decisão do Chile em adotar o padrão ISDB-T não chegou a surpreender diplomatas e técnicos brasileiros, que já haviam recebido sinalizações do governo da presidente Michele Bachelet sobre a simpatia pelo modelo nipo-brasileiro. Mas veio rápida, após inúmeras reuniões e visitas, inclusive de Hélio Costa, que esteve no país em abril. Em fevereiro, ele também foi a Lima para reuniões com o presidente Alan Garcia e o próprio Cornejo. Em abril, o governo peruano anunciou sua decisão. Em agosto, foi a vez da Argentina.
Em todos os três casos, pesaram os argumentos técnicos sobre as vantagens do modelo adotado e aperfeiçoado pelo Brasil. De acordo com o ministro peruano, foram levados em consideração três critérios para a tomada de decisão: vantagens tecnológicas, econômicas e de cooperação.
Peru e Chile anunciaram que começam a fazer suas primeiras transmissões digitais a partir de 2010. No caso do Peru, Cornejo disse que os sinais estarão disponíveis em Lima já em março do próximo ano. A idéia é que, em julho, durante as transmissões oficiais da Copa do Mundo da África do Sul, a população dos dois países possam assistir aos jogos do torneio de futebol já em alta definição e de maneira gratuita.

Nenhum comentário: