Caros leitores e leitoras.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Franceses querem avisos em fotos com retoques e montagens

Sarkozy sem retoques (à esquerda) e com retoques (à direita)

Do M&M Online, em 22/09/2009


Membros do Parlamento daquele país propõem que as fotos em revistas que sofreram efeitos do Photoshop sejam acompanhadas de um aviso

Um grupo de políticos franceses está propondo a colocação de avisos em fotos que tenham recebido retoques nas revistas ou que sejam adulteradas. De acordo com o diário britânico The Telegraph, 50 membros do Parlamento Francês estão por trás da proposta, que teve a primeira leitura na semana passada.
Quem propõe a legislação é Valerie Boyer, autora de um relatório sobre distúrbios na alimentação e política do mesmo partido do presidente Nicolas Sarkozy, que inclusive teve uma foto sua com retoque, publicada na revista Paris Match. Na ocasião, a revista mudou uma foto na qual o mandatário está em um barco com um remo, retocando seus "pneuzinhos". E sua esposa Carla Bruni também não é estranha para profissionais que fazem tais retoques.
A linguagem que está sendo proposta traria uma linguagem mais leve do que, por exemplo, as mensagens nas embalagens de cigarro. Uma possível mensagem: "Fotografia retocada para alterar a aparência física das pessoas" (confira abaixo). As possíveis multas propostas para quem descumprir as normas seriam na casa de US$ 16 mil, ou até 50% dos custos da campanha. Uma outra ideia é combater o estereótipo de que todas as mulheres são jovens e estão em forma.
Para acompanhar essa tendência, a revista Elle da França trouxe em sua edição de abril fotos de modelos sem maquiagem.

Nenhum comentário: