Caros leitores e leitoras.

domingo, 6 de setembro de 2009

Crise: passaralho sobrevoa as redações das revistas francesas

As demissões estão se fazendo cada vez mais presentes nas redações das revistas e das publicações semanais fracesas. Segundo o jornal Le Monde, depois dos diários nacionais, que vivenciaram dias dificeis em 2007 et 2008, são as revistas as mais afetadas pelas demissões, neste ano.Pela primeira vez, o grupo Prisma Presse (que mantém o Le Monde, na França, e o El Pais, na Espanha) vai promover uma demissão em massa, que lá se chama plano social. O desejo da empresa que abriu um PDV é reduzir a redação em pelo menos 45 profissionais, num universo de mil. Os contatos com as entidades sindicais já estão em andamento.

Este PDV não deve afetar a redação, mas sim os departamentos de marketing e Internet. Segundo o diretor geral do grupo, Fabrice Boé, a redução de pessoal é para fazer face a queda na receita publicitária.
Também o grupo editorial Express-Roularta está sentindo a crise e já reduziu em 10% o seu plantel, dispensando 52 profissionais. O grupo Moniteur vai demitir 63 profissionais num universo de mil e, por fim, o gruo Test, que edita as revistas L'Ordinateur individuel, Micro Hebdo e 01 Informatique, pretende demitir 40 empregados.

Segundo o le Monde, a chamada presse magazine foi atingida duramente pela queda das receitas publicitárias, uma queda que no primeirosemestre atingiu a 20.
Também a circulação caiu entre 3 % à 3,5 %.

Mais detalhes,em francês, clique aqui

Também no Parisien e Aujourd'hui en France a situação está dificil. Um PDV será realizado para demitir 50 pessoas, num universo de 350 jornalistas. Até o traditional L'Equipe deverá reduzir sua equipe.

Mais detalhes,em francês, clique aqui

Nenhum comentário: