Caros leitores e leitoras.

sábado, 22 de agosto de 2009

Volta da exigência do diploma para jornalistas terá votação rápida na Câmara

Por Eva Menezes, do blog de notícias Jornalismo nas Américas, em 12/08/2009

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 386/09 (arquivo PDF), do jornalista e deputado federal Paulo Pimenta, que busca restabelecer a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, foi entregue esta semana à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), onde será analisada, informa a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). O deputado Maurício Rands foi indicado como o seu relator.
Se aprovada pela CCJC, a presidência da Câmara dos Deputados garantiu que agilizará a tramitação da proposta até a sua votação em plenário, acrescenta a FENAJ. Na última quarta-feira, o presidente da FENAJ e o deputado Pimenta tiveram uma reunião com o deputado e relator Rands, onde lhe entregaram um dossiê contendo documentos que subsidiarão o trabalho da CCJC, segundo o blog de Pimenta.
“O resultado do trabalho jornalístico influi diretamente no comportamento da sociedade, por isso é necessário dar garantias a essa sociedade de que os profissionais que exercem a atividade jornalística têm formação qualificada. (...) Não se pode brincar com o fazer jornalismo e transformar todo cidadão, que bem entender, em jornalista”, disse Pimenta durante a reunião, citado em seu blog.
Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) votou pelo fim exigência do diploma em junho deste ano, a FENAJ tem se manifestado e mobilizado contra a decisão.
Leia mais sobre a polêmica do diploma aqui.

2 comentários:

Celia disse...

É importante que haja rapidez na tramitação da emenda. Alguns órgãos de imprensa já se animam a contratar pseudo-jornalistas, sem diplomas. Foi o caso da Editora Abril que, esta semana, anuncia na Veja um cursinho para quem tiver qualquer diploma universitário.
Célia

Chico Sant'Anna disse...

Célia, na verdade isso vem acontecendo há muito tempo. Na Folha são vários que lá trabalham sem diploma