Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PUC - SP realiza curso de extensão sobre As Tecnologias Digitais e a Autoria nas Redes

Enviado por Magaly Prado

A imensa disponibilidade de recursos para a produção, reprodução e difusão de bens imateriais nos sistemas informacionais contemporâneos tem criado questionamentos que envolvem a noção de autoria e seus fundamentos socioculturais, filosóficos e jurídicos. A ampliação do uso cotidiano desses dispositivos tecnológicos exige uma reconfiguração dos fundamentos conceituais para estabelecer novos parâmetros para aquilo que se compreende como autoria.
O objetivo do curso “As Tecnologias Digitais e a Autoria nas Redes” é capacitar os participantes a compreender esses questionamentos e a aplicabilidade das licenças autorais, além do desenvolvimento de ferramentas colaborativas. Para isso, pretende discutir multidisciplinarmente aspectos contemporâneos relacionados ao assunto.
O programa utiliza como referência os estudos propostos no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital (TIDD/PUC-SP), composto por pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, além de outros estudos recentes na área. Com conteúdo permanentemente atualizado, o próprio curso será constituído de forma colaborativa, com a participação efetiva dos alunos.
Com carga horária de 36 horas, o curso é dividido em dois módulos:
“Criação”, mais focado na produção e
“Conhecimento”, mais voltado ao compartilhamento.
A metodologia envolve aulas expositivas, discussões em grupo e indicação de práticas para desenvolvimento extra-curso.

O curso é dirigido a estudantes e profissionais das áreas de Tecnologia e Mídias Digitais, Sistemas de Informação, Jornalismo, Jogos Digitais, Comunicação e Multimeios, Direito e Ciência da Computação, além de profissionais que necessitem de atualização profissional e conhecimento dos temas abordados.

Para mais detalhes, clique aqui

Nenhum comentário: