Caros leitores e leitoras.

sábado, 15 de agosto de 2009

Livro: A Comunicação na Justiça Brasileira

Com lançamento previsto para o dia 02 de setembro em São Luiz do Maranhão o livro - A Comunicação na Justiça Brasileira - (Editora Pandion, Florianópolis/SC, 2009 - 196p), é o primeiro documento que resgata os dez anos de estrada de um movimento nacional de jornalistas dispostos a abrir a comunicação dos tribunais e aproximar a Justiça da sociedade.
Na bagagem os primeiros registros de encontros na tentativa de mobilização das assessorias e a evolução que se deu na última década com a criação do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça – FNCJ, abrindo o debate e mudando os conceitos sobre a comunicação no Judiciário e no Ministério Público brasileiro. A efetiva participação dos assessores no avanço da comunicação pública no Brasil, o perfil, a estruturação e a profissionalização das assessorias e sua adequação às suas exigências constitucionais e no planejamento estratégico, bem como o jornalismo de vanguarda praticado por quem tem o compromisso de passar adiante a informação institucional.
A força deste movimento na criação da Rádio e Tv Justiça do STF em Brasília a mobilização nacional pela criação de assessorias de comunicação nos Tribunais e no Ministério Público bem como a iniciativa de contemplar os principais projetos criados pelas assessorias com o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, formam um capítulo a parte.
Um livro recheado de depoimentos escritos por quem participa ativamente do movimento por meio dos encontros anuais promovidos pelo FNCJ como o Congresso Brasileiro de Comunicação e do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça.
O jornalista gaúcho Flávio Damiani e a jornalista maranhense Edvânia Kátia, dois dos fundadores e ex-presidentes do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, assinam a obra que é de fácil leitura aos leigos no assunto e uma poderosa ferramenta de consulta principalmente aos pesquisadores e estudantes de comunicação social.

Nenhum comentário: