Caros leitores e leitoras.

domingo, 23 de agosto de 2009

França: Jornal Liberation acusa France Presse de ser subserviente ao poder

Briga de cachorro grande na imprensa francesa. O jornal Liberation acusa a tradicional agência de notícias France Presse fazer vistas grossas em relação às denúncias contra o governo francês, em especial o presidente Nicolas Sarcozy. Vale lembrar que a France Presse tem capital estatal na sua composição, mas sempre esteve acima da suspeição de interferências governamentais em sua linha editorial.

O jogo do poder consiste em esconder as informações desagradáveis e, quando esta dissimulação se apresenta impossível, em retardar ou relativisar (...) A AFP, em trêscircuntâncias, se apresentou como auxiliar do poder. Isto é a sua nova política editorial - questionou, dia 7/8, em Editorial do Liberation Laurent Joffrin, diretor do diário.
Três dias mais tarde, o próprio Liberation trouxe a resposta da France Presse, na pessoa de Philippe Massonnet, diretor de informação da AFP, que refutou todas as acusações.
Vossas insinuações são insultantes para osjornalistas da AFP que para assegurar o pluralismo da informação colocam, rotineiramente, em risco a própria vida nos quatro cantos do planeta.

Mais detalhes, em francês, desta polêmica, que fala bem de perto aos veículos estatais brasileiros, pode ser conferida aqui na reportagem de Le Monde.

Nenhum comentário: