Caros leitores e leitoras.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Diploma de jornalista será debatido em audiência pública na quinta

A exigência do diploma universitário para o exercício da profissão de jornalista será debatida na próxima quinta-feira (27/08) em audiência pública conjunta das Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Educação e Cultura da Câmara.
O debate será realizado por iniciativa da deputada Raquel Teixeira(PSDB-GO), que teve seus requerimentos de audiência pública subscrito por vários deputados nas duas comissões. Além da discussão sobre a necessidade ou não de se regulamentar a profissãode jornalista, a audiência também pretende avaliar as consequências dadecisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que dispensou o diploma de curso superior de jornalismo para o exercício profissional na área. "Há posicionamentos divergentes entre os diversos segmentos da nossasociedade quanto à conveniência desse diploma, por isso, julgo importanteque se possa debater a exigência ou não de graduação para o exercício dessa profissão de grande relevância. Creio que chegaremos a uma decisão satisfatória para os profissionais, para os meios de comunicação e para asociedade brasileira", argumentou Raquel Teixeira em seu requerimento.
Foram convidados para o debate o ministro do STF, Marco Aurélio; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto; o presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo de Andrade; o Presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Edson Spenthof; a Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Judith Brito; o presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), Gilberto Selber; e o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero.
A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 13.

Nenhum comentário: