Caros leitores e leitoras.

sábado, 6 de junho de 2009

TV TDM de Macau planeja canal satelital com conteúdo em chinês e português

Por Ana Carolina Barbosa, do Tela Viva News - 05/06/2009

A TDM - Teledifusão de Macau, região da República Popular da China com cinco mil falantes de português, planeja o lançamento de um canal por satélite com conteúdo em chinês e português, como informa o diretor de informação e programas dos canais portugueses João Francisco Pinto. De acordo com o diretor, o canal estará no Asiasat 2 e irá ao ar em outubro deste ano para China e Sudeste Asiático em sinal aberto pelas parabólicas, e já há negociações com operadores de TV paga. A partir de janeiro, o sinal deve estar disponível para Europa e África e em 2010 para as Américas.
Em um primeiro momento, o canal irá ao ar com seis horas de programação com conteúdo em português da TDM, exclusivamente jornalístico. A ideia é completar a grade com colaboração de outras emissoras de língua portuguesa, que terão seu conteúdo traduzido para o chinês, e emissoras de língua chinesa, que terão seu conteúdo traduzido para o português.
"Não é um canal comercial e sim de serviço público. É um modelo de intercâmbio entre os povos, não há um modelo de negócios", observa o executivo, destacando que o canal surge como uma demanda da própria população. "Queremos concentrar esta central de conteúdo em Macau. Temos condições de fazer isso e podemos contribuir pela proximidade com a China, país que desperta o interesse de vários países de língua portuguesa que têm fortes relações econômicas com ela", diz.
Pinto participou de painel sobre a importância do jornalismo como ferramenta de aproximação cultural promovido durante o II Encontro de TVs de Língua Portuguesa, parte da programação do 10° Forum Brasil - Mercado Internacional de Televisão.

Nenhum comentário: