Caros leitores e leitoras.

sábado, 6 de junho de 2009

Argentina: Dia del Periodista, dia de reflexão e protestos


No Brasil existem várias datas em homenagem aos Jornalistas, aos meios de comunicação e à Imprensa. Há o o dia do Repórter, 16 de fevereiro, e o dia do Jornalista, 7 de abril. O dia nacional da Imprensa se comemora no 1º de junho (homenagem à circulação do Correio Braziliense, em 1808 - antes era 10 de setembro, em homenagem ao nascimento da Gazeta do Rio de Janeiro, também em 1808). No 3 de maio festeja-se o dia mundial de Liberdade de Expressão, criado pela Unesco. Dois dias depois, no 5 de maio, se comemora o dia internacional das Comunicações. No mês seguinte, em 7 de junho, é a vez do dia nacional da Liberdade de Imprensa. As datas não param por ai. 7 de agosto é o dia da Televisão, 19 de agosto, dia mundial da Fotografia; 2 de setembro, dia nacional do Repórter-Fotográfico; dia 21, dia do Rádio, e por ai vai.

Estas hefemérides são criadas com o objetivo de provocar uma reflexão na sociedade e nas respectivas categorias sobre uma determinada atividade, profissão e o papel social que elas representam. Mas não seria de todo arriscado afirmar que por aqui as datas passam batidas e pouca gente as conhece ou sabe o motivo pelo qual aquela data foi escolhida. Pior, nenhuma reflexão é feita.

Na Argentina, amanhã, 7 de junho, é dia del Periodista. A data marca também o 33º aniversário de criação da Federacion Latinoamericana de Periodistas - Felap, entidade que congrega as principais organizações de jornalistas da América Latina, inclusive a nossa Fenaj. Tive a honra de ser vice-presidete da Felap entre 1996 e 1998.

Mas na Argentina as datas não passam batidas. A UTPBA - Union de Trabajadores en la Prensa de Buenos Aires tem por hábito levar à sociedade, em grandes manifestações (vide foto), as suas preocupações e bandeiras. Na foto, um registro do que foi o 7 de junho de 2008.

Já nós, ameaçados de perdermos dia 10 a nossa regulamentação profissional, não temos conseguido nos mobilizar o suficiente para levar a sociedade a defesa de nossos direitos. Direitos que falam diretamente à qualidadeda informação fornecida à sociedade

Nenhum comentário: