Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

TV digital: TV Cultura ganha o direito da multiprogramação

Emissora poderá recolocar no ar, em caráter experimental, os canais TV Univesp e Multicultura

Por Bárbara Sacchitiello do M&M Online 07/05/2009 -

Depois de quase dois meses de negociação, a TV Cultura conseguiu a autorização do Ministério das Comunicações para recolocar no ar o seu projeto de multiprogramação em São Paulo. A decisão foi tomada pelo próprio ministro da pasta, Hélio Costa, e foi comunicada oficialmente na edição desta quinta-feira, 7 de maio, do Diário Oficial da União.
No início de março, a TV Cultura havia lançado os canais Univesp TV e Multicultura (sendo o primeiro deles voltado a temas educativos e o segundo ao acervo da própria TV Cultura). Quatro dias após o lançamento, Hélio Costa determinou a suspensão da exibição dos canais sob a alegação de que a emissora estaria infringindo a regra estabelecida para a multiprogramação, que só estaria autorizada às emissoras públicas federais - leia mais sobre esse caso aqui.
Desde então, a emissora vinha tentando, junto ao Ministério, conseguir uma revisão da medida e a autorização para recolocar os dois canais no ar. De acordo com o Ministro das Comunicações, o direito de uso da multiprogramação foi concedido devido ao fato da Fundação Padre Anchieta (mantenedora da TV Cultura) ter criado canais com conteúdo de interesse público. O ministro deixa claro, entretanto, que a autorização possui caráter experimental.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a TV Cultura informou que ainda não estabeleceu uma data para que a TV Univesp e o Multicultura voltem ao ar, mas que a emissora deverá decidir essa questão em breve.

Nenhum comentário: