Caros leitores e leitoras.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

TV Digital: modelo brasileiro, aos poucos, vai virando sul-americano

O Peru anunciou oficialmente que adotará o modelo brasileiro de TV Digital, conhecido pela sigla SBTVD. O anúncio já foi feito pelo governo peruano, segundo informa o site Teletimes. O Brasil ainda agurada posição semelhante do Chile e da Argentina. O pronunciamento argentino era esperado para a visita do presidente Lula a Buenos Aires, visita que se encerrou dia 23/4, mas nenhum informe oficial foi divulgado.
Desde 2006, o Brasil promove, na América do Sul, em conjunto com o Japão, a divulgação do SBTVD.A adoção de um mesmo sistema de TV Digital em toda a Região, além de permitir o barateamento dos equipamentos - pois dará maior escala à produção dos mesmos - permitirá uma melhor integração sul-americana no setor.
O Itamaraty informou que o governo brasileiro recebeu, com satisfação, a decisão tomada pelo Peru, e que dentre as opções peruanas estavam os sistemas norte-americano ATSC e o europeu DVB.

Confira abaixo a nota do Teletimes sobre o assunto.

Peru adotará o padrão nipo-brasileiro

O governo peruano decidiu adotar o padrão de TV digital nipo-brasileiro, o SBTVD, conforme o periódico local El Comercio. A decisão foi anunciada pelo ministro de Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo, depois de um período de avaliação que envolveu todos os outros padrões. Agora, segundo a imprensa peruana, será iniciada a adaptação do SBTVD ao mercado local, mas não há detalhes sobre os ajustes que serão necessários. Pesou em favor do SBTVD a possibilidade de transmissão móvel e gratuita.

Nenhum comentário: